quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Entrevista com autor Silvio Antônio




Nessa quarta-feira convidamos você a conhecer um pouco mais sobre um autor brasileiro, que promete trazer um livro polêmico  e causar um misto de sentimentos nos leitores.


Meu nome é Silvio Antônio, sou nascido e criado em Recife, Pernambuco. Comecei a escrever cenas de RPG, para grupos de personagens diversos. Leitor assíduo de romances adultos e fã de Nicholas Sparks, obtive nesses romances inspiração para começar a escrever as minhas próprias histórias.



A literatura sempre esteve presente em sua vida? Como, onde e por que tudo começou?

Desde criança, nos tempos de escola, eu gostava de ler. Todos os paradidáticos que eram passados para os alunos, eu pedia sempre que minha mãe comprasse. Dos mais variados títulos que iam de romances nacionais até historinhas em quadrinho.

Posso dizer que, comecei a escrever ou melhor, pincelar alguns textos, em um grupo de RPG que tem no facebook, o qual eu fazia parte, essa foi a primeira experiência que tive com criação de textos. Antes disso, fazia resenhas de filmes, também para um grupo no facebook. Depois de ver que as pessoas gostavam do que eu escrevia, decide tomar a iniciativa e escrever um romance. Comecei com os primeiros capítulos escritos de uma forma despretensiosa e sem preocupção de ficarem bons, mandei para algumas amigas, que hoje são minhas betas, e elas gostaram muito e me incentivaram bastante a continuar. Uma dessas amigas, me deu a idéia de postar os capítulos do Manhã de Domingo no wattpad, não tinha revisão profissional e fiz uma capa simples, mesmo assim coloquei pra ver o que dava. O resultado foram mais de 3 mil leituras e com isso vieram as criticas negativas e os elogios, aproveitei todos. Hoje a história esta sendo publicada e é para mim a realização de um sonho.

Quais critérios você usou na hora de escolher o gênero para escrever?

Conversando com uma das minhas amigas, sobre começar a escrever, ela falou o seguinte: "Silvio se você quer escrever, escreve algo polêmico." Nesse momento me veio a ideia de escrever sobre um romance gay. Dentre muitos assuntos polêmicos, o homossexualismo é ainda um dos mais discutidos. A polemica do tema foi o critério que usei.

Qual o foco central de seu livro? O que os leitores devem esperar?

O foco central, alem da relação homoafetiva, é o amor a primeira vista e todos os mistérios e inseguranças que esse tipo de amor trás. Um jovem gay que acreditava que o amor não era pra ele, se vê apaixonado por um homem que ele achava ser hetero, como lidar com isso? Esse sentimento de insegurança só passa, quando o jovem descobre o contrario. 

Podemos esperar um pouco de tudo, humor, paixão, uma pitadinha de mistério e um toque de erotismo. Como eu sempre digo: "A história do Pablo e do Kevin é inusitada."

Como você vê o mercado editorial para os novos escritores brasileiros?

Posso dizer que o mercado está em ascensão. No Brasil a influência dos romances estrangeiros, tem dado aos escritores nacional, criatividade para escrever suas próprias histórias. Ainda sim, não se tem a oportunidade desses escritores publicarem de fato, o que escrevem. Quando você tem parceria com uma editora fica tudo beleza, mas a publicação independente é uma maneira dos escritores mostrarem seu trabalho e fica complicado, porque você sabe que sua história é boa mas não será facíl publica-la. O mercado está ascensão mas ainda faltam boas oportunidades, enquanto não acontece, os escritores mostram seu trabalho de maneira independente. 

Em sua opinião, é possível viver de literatura no Brasil?

Viver plenamente só de literatura não. Divido a paixão pela escrita com meu trabalho no RH de uma empresa. É bem complicado, também, porque sou iniciante e veremos até onde posso chegar. Espero que algum dia, quem escreve possa viver só disso, porque o fato de você criar uma personagem ou história onde quem lê se emociona e se identifica é mais gratificante que qualquer retorno financeiro, logico que o dinheiro bem vindo, mas a emoção que você tem quando alguém diz que adorou sua história, isso não tem preço.


O autor Silvio Antônio terá seu livro publicado em breve. Para mais informações visite o site da Editora Maresia.

Beijo a todos vocês e boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa