quinta-feira, 19 de maio de 2016

Sábado peça teatral baseada na obra “O Cortiço” em Sumaré


A cidade de Sumaré recebe neste sábado, dia 21 de maio, apresentação gratuita do espetáculo "Bertoleza - Uma Pequena Tragédia Musical", da Gargarejo Cia. Teatral. A apresentação, que acontece na Praça das Bandeiras, localizada na Av. Rebouças, centro de Sumaré, terá início às 18 horas e é uma das atrações do evento "Revitalização Rebouças".

'Bertoleza - Uma Pequena Tragédia Musical' 

Espetáculo da Gargarejo Cia. Teatral é baseado na obra "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, e discute a opressão da mulher.

A história da peça se passa no final do século XIX, e tem como foco a opressão vivida pela personagem Bertoleza, uma mulher negra que abandonou seus próprios sonhos para ajudar seu companheiro, João Romão, a construir um próspero cortiço. Porém, no sonho de Romão de se tornar barão, talvez não haja um espaço para a sofrida Bertoleza.

Segundo o diretor Anderson Claudir, além da trajetória da personagem, a peça pretende abordar e discutir sobre as opressões vividas pelas mulheres, em especial, pelas negras.

"Apesar de se passar no século XIX, Bertoleza consegue personificar a mulher negra também dos dias de hoje. E, principalmente, discutir como nós, membros da sociedade, acabamos alimentamos vários dos discursos opressivos pelos quais essas mulheres são alvo, seja através de atitudes diretas ou até mesmo pelo nosso silêncio constrangedor. Convido a todos para se emocionarem e refletirem não apenas sobre as mulheres negras, mas sobre nosso papel na sociedade"

"Bertoleza - Uma Pequena Tragédia Musical" participou do Festival Curta Cenas de Sumaré, em 2015, e venceu três prêmios, de Melhor Composição Cênica, Melhor Composição Musical e Atriz Revelação (Luana Costa, intérprete de Bertoleza).

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa