segunda-feira, 7 de maio de 2018

Livro: O casamento
+ Eventos relacionados

Literatura Brasileira

Autor: Victor Bonini
Editora: Faro
Páginas: 368
Assunto: Policial


Plínio e Diana, todos que os conheciam nunca imaginaram um relacionamento duradouro entre eles. Pensamentos e gostos completamente diferentes eram só o começo das dissemelhanças. 
Contrariando a família lá estavam os dois no dia mais importante de suas vidas, o Casamento.

Entre os convidados está Ricardo Gurgel, conhecido de longa data da família de Diana, um homem com situação financeira estável, porém dono de um grande segredo, este que está prestes a chegar ao conhecimento de sua família.

As chantagens cada vez mais recorrentes parece partir de alguém próximo que tem olhos em tudo, para ajudar a se safar de tamanho problema Gurgel decide pedir ajuda ao detetive Conrado Bardelli, o Lyra.

Todos tem algo em comum: Gurgel, Conrado e o chantagista. Todos estão na lista de convidados do casamento mais improvável, o casamento de Plínio e Diana.

"Nada daquilo, aliás, se parecia com um conto de fadas. Quanto mais Lyra conhecia os convidados, mais se deparava com o lado podre daquela gente. Não era por se tratar de um casamento que as coisas tinham de parecer um sonho."

A festa marcada para acontecer em um hotel-fazenda onde todos os convidados possuíam estadia confirmada para quatro dias, iniciando dia 11 de Outubro. Todos presentes estavam ansiosos para ouvir o Sim, todavia isso jamais aconteceria.

Antes mesmo de sair do carro para caminhar em direção ao altar Diana é informada pelo seu pai que algo terrível ocorreu, na antessala da cerimonia um crime acabara de destruir o tão esperado dia.

Cancelar a marcha nupcial e ligar para a polícia não seria suficiente para desvendar o ocorrido, Conrado não imaginou que ao aceitar investigar as chantagens que Gurgel recebia se transformaria em um problema maior.

Lá estava Lyra, entre convidados e amigos, lobos em pele de cordeiro, desvendar o mistério era crucial para sua mente encontrar paz, porém outras mortes aconteceriam e o caso ficaria cada vez mais difícil de ser solucionado.

"Estavam no fim de um espetáculo. Só não era um casamento, e sim um homicídio. E aquela era a hora da arrumação. E em vez de tirarem as decorações da festa, tiravam sangue das paredes e um corpo do hotel. Um feriado mágico? Não. Marcante? Com certeza."

Com uma narrativa não linear a história é um grande labirinto, o autor conduziu a trama de maneira incrível, os fatos vão sendo apresentados de forma contestável e propositalmente o leitor é levado ao erro inúmeras vezes.

Os personagens e suas mazelas vão pouco a pouco se entrelaçando, ao mesmo tempo que todos aparentam não estar envolvidos prova-se que é um mero engano.

O detetive Conrado vai destrinchando cada mínimo detalhe em sua mente sagaz, assim como no livro Colega de quarto este personagem consegue cativar a todos por sua descrição e atitudes muito humanizadas, pois possui falhas e está sujeito a erros.

É até vergonhoso assumir, mas Victor Bonini mais uma vez conseguiu me surpreender com o desfecho, assim como na obra anterior eu desconfiei de todos personagens citados menos do culpado.

A trama é complexa, com muitos personagens levando o leitor a criar várias teorias, mesmo nas pausas em que você faz para realizar seus afazeres diários vai estar ali te assombrando, pedindo para ser desvendado.

O Trabalho editorial da Faro só agrega valor, tanto capa como diagramação estão impecáveis. O livro é incrível com um desfecho surpreendente, lugar garantido nos meus favoritos, então obviamente está sempre nas minhas indicações para quem gosta do gênero ou para quem deseja conhecer.


"O que tem de errado com esse casal? Sim, os noivos, Diana e Plínio. Seria o jeito como se agarravam, como dançavam com os corpos grudados? Não. Os beijos frequentes? A forma quase selvagem como Plínio agarrava sua futura esposa e lhe roubava carícias? Tampouco. Era alguma coisa no olhar deles. Como se... faltasse algo. Ou sobrasse. Aquele olhar constante, feito hipnose... Incomodava. Talvez fosse só impressão." 


O lançamento do livro que aconteceu no Campinas Shopping foi um grande evento, onde todos presentes puderam tirar fotos com o Autor, Diana e Plínio.

Todas as fotos do evento AQUI.


Participar desse lançamento não foi o suficiente, queríamos mais, sedentos por um bate-papo com spoilers colocamos o livro para debate no Avalon Book Club (clube de leitura que sou mediadora com quatro amigos).

Porque não colocar em um dia festivo como o Aniversário de 1 ano do clube? Porque não convidar o autor para estar presente? Porque não ter um bolo para comemorar com os amigos?

Sim, conseguimos realizar todos nosso desejos e todas as fotos estão AQUI.



O livro é realmente muito bom, convido a todos para conhecer o trabalho do autor, e também para ver as outras fotos dos eventos.

0 comentários:

Postar um comentário

IMPORTANTE

- Não utilize esse espaço para divulgar resenhas e promoções (existe outras maneiras de divulgar seu trabalho), comente e deixe o link do seu blog que irei visitar;

- Os comentários são muito bem vindos e importantes, pois enriquecem o conteúdo;

- Se você quer receber a resposta por e-mail, assine com a sua Conta do Google e marque a caixa "Notifique-me".


Legenda alternativa